Pesquisa
Filters
Fechar

Desgaste do pneu: como identificar?

Identificar um pneu desgastado, em alguns casos, pode ser uma tarefa fácil. Basta apenas olhar para ele e você vai ver que ele está careca, mas para chegar nesse ponto, provavelmente, o pneu já está desgastado há muito tempo e precisa ser trocado com urgência. Então, eis a questão: como identificar o pneu desgastado no momento certo?

 

Outros assuntos que podem te interessar:
Você sabe o que é rodízio de pneu e como funciona?

Diferenças entre pneu radial e pneu diagonal. Saiba qual o melhor.

 

 

 

O que é o TWI do pneu?

Para saber se o seu pneu está precisando ser trocado, você precisa primeiro saber o que é TWI. O Tread Wear Indicator (TWI) é uma sinalização, desenvolvida pelos fabricantes de pneus, que facilita a identificação correta do desgaste do pneu. Este indicador nada mais é que uma pequena elevação, de 1,6 mm de altura, localizada na banda de rodagem do pneu e sinalizada por meio da própria sigla ou por um desenho de triângulo, ambos localizados nas pequenas elevações de borracha presente no pneu.

 

Identificando o desgaste do pneu

Agora que você sabe o que é o TWI, vamos ao processo de identificação do desgaste do pneu. Esta é uma tarefa simples, provavelmente mais fácil do que você imagina, basta analisar o TWI do pneu.

O índice de desgaste, por padrão, é uma pequena elevação de 1,6 mm de altura e, em pneus com boas condições, não possui contato com o asfalto. Porém, caso essa elevação esteja menor que 1,6 mm de altura e tendo contato com o chão, o seu pneu está desgastado e precisa ser trocado.

Quanto mais desgastado o pneu, maior o risco de dirigir o seu veículo, pois pneus desgastados perdem a estabilidade e aderência ao solo, tornando a direção instável e propícia para causar um acidente. Aqueles pneus considerados carecas são os que possuem o índice abaixo dos 1,6 mm de altura e já estão em um estágio de risco para o condutor do veículo.

Técnicas para identificar se o TWI do pneu está nas condições ideais

Agora que você já sabe o que é o TWI e como funciona, vamos às técnicas para analisar se chegou o momento de trocar o pneu. Como foi dito anteriormente, se a elevação na banda de rodagem do pneu estiver menor que 1,6 mm, o pneu precisa ser trocado.

De acordo com alguns especialistas do setor automotivo, uma técnica boa é utilizar uma moeda de 1 real. Para isso, basta pegar a moeda e posicioná-la em um dos sulcos do pneu. Se a parte dourada da moeda não ficar encoberta é porque o seu pneu precisa ser trocado.

Outra maneira fácil de descobrir se o pneu precisa ser trocado, é utilizando um palito de fósforo, já que sua cabeça possui uma altura de 1,6 mm - a mesma altura do TWI. Posicione o fósforo de cabeça para baixo nos sulcos do pneu, caso ele fique acima dos sulcos laterais é porque chegou o momento de trocar o seu pneu.

 

E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos!

 

Texto: Thiago Revoredo | AquiPneus

Capa: Aline Costa | AquiPneus

Imagem: EuroEx.com.br

Deixe seu comentário.
Categories