Pesquisa
Filters
Fechar

Troca ou manutenção do pneu sem trocar a válvula

Troca ou manutenção do pneu sem trocar a válvula

Existe uma peça na roda que muitas pessoas esquecem, essa peça é a válvula de ar, também conhecida como "bico". Não existe a necessidade de fazer essa troca de forma recorrente, porém, é sempre bom observar, já que ela tem um papel importante. 

Assim como os pneus, as válvulas precisam ser checadas de tempos em tempos, até porque, elas se tratam de um equipamento de segurança.  Para entender melhor a sua importância e quando deve trocá-las, acompanhe com a gente nesse artigo.

 

Qual a importância da válvula e por que devemos trocá-las?

Assim como os pneus, as válvulas também sofrem desgaste com o passar do tempo. Elas são submetidas a uma pressão equivalente a mais de 60 vezes o seu peso por conta da ação da força centrífuga. Essa força causa fadiga na válvula do pneu, podendo causar trincos no material. Além de, com o tempo, ressecarem e perderem sua função, causando falhas.

A válvula possui um mecanismo que impossibilita a saída do ar após a calibragem, ou seja, após você encher o pneu. Isso acontece porque ela sofre pressão de dentro para fora, fazendo com que não seja possível vazamento. Caso a válvula esteja com problema, ela perde sua eficiência e apresenta vazamento de ar, comprometendo o bom estado do pneu do seu veículo.

Por isso, é importante que, de tempos em tempos, ocorra a checagem dessa peça. Mas, é necessário saber que nem sempre será necessária a troca. 

Além dela, é importante ficar atento a outra peça, a tampa da válvula. Ela é responsável pela proteção contra água, areia e outros detritos que podem vir a prejudicar a saúde da peça.

 

 

O que acontece se a válvula não for trocada?

Como comentado anteriormente, as válvulas são responsáveis por não deixarem o ar do pneu escapar. Se a peça apresentar problema e não for trocada, pode acontecer o vazamento de ar aos poucos, ou a rápida e súbita perda de pressão. Ambas as situações são preocupantes, pois afetam a segurança do veículo, do motorista e demais passageiros.

Além de afetar a performance e a dirigibilidade também. Essa situação acaba gerando um aumento no consumo de combustível, que é um ponto muito importante para os motoristas, e também, acaba diminuindo a vida útil dos pneus, gerando ainda mais despesas.

 

Afinal, quando devo trocar a válvula do pneu?

É recomendado que as válvulas sejam substituídas sempre que um pneu novo for montado ou desmontado para conserto. Isso porque, no caso do desmonte, a válvula já deva estar em uso há mais tempo, podendo apresentar alguma avaria.

Além de ser necessário fazer o balanceamento e alinhamento dos pneus, os bicos também precisam de atenção e, se necessário, devem ser trocados, garantindo sempre segurança e durabilidade para os pneus.

É importante frisarmos também que, não devem ser reaproveitadas válvulas que foram desmontadas, além disso, você precisa ter um cuidado maior na hora da compra da mesma, pois não se deve utilizar peças de procedências duvidosas. Afinal, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar.

Definitivamente esse é um assunto que não é muito falado, por isso, muitas pessoas devem desconhecer. Porém, agora temos certeza que você irá prestar mais atenção nessa pequena peça, já que são extremamente importantes para manter a sua segurança e dos demais passageiros.

Não deixe de nos acompanhar aqui no Blog da Aqui Pneus e em nossas redes sociais. Estamos sempre atualizando com dicas e informações sobre o universo automotivo e dos pneus.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário.
Categories