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Você sabe o que é rodízio de pneu e como funciona?

Você sabe o que é rodízio de pneu e como funciona?

O rodízio de pneus é uma ação muito comum, e recomendada, por especialistas do setor automotivo, mas você deve estar se perguntando: o que é o rodízio de pneus e como realizá-lo da maneira correta? Então vamos à explicação!

Esta ação nada mais é do que realizar o revezamento dos pneus do seu carro para equilibrar a vida útil, manter a estabilidade do veículo igualando o nível de desgaste dos pneus e, consequentemente, mantendo você em segurança, principalmente na hora de realizar curvas e freadas. Realizar esse revezamento ajuda a manter o pneu em bom estado, o que é de extrema importância para que você possa dirigir com tranquilidade.

Os pneus do veículo, naturalmente, se desgastam pelo tempo de uso por conta do atrito com o asfalto, e a forma de deixá-los equilibrados é realizando o rodízio, tendo em vista que em alguns veículos os pneus dianteiros são mais exigidos do que o traseiro, e vice-versa.

De acordo com especialistas do setor automotivo, o rodízio de pneus deve ser realizado entre 5.000 km e 10.000 km, mesmo que os pneus não apresentem sinais de desgaste. Vale ressaltar que esse revezamento é uma ação preventiva para evitar possíveis acidentes por conta do pneu desgastado.

 

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Como realizar o rodízio de pneus de forma correta?

Agora que você entendeu o que é rodízio de pneus e o porque deve ser realizado, vamos explicar como deve ser feito de maneira correta.

A forma com que você vai realizar o rodízio dos pneus vai depender de alguns fatores:

Tipo de tração do seu veículo: tração traseira, tração dianteira, tração 4x4 ou sem tração.

Tipo de pneu: normal ou assimétrico; unidirecional.

Utilização - ou não - do estepe.

Para veículos com quatro pneus temos os seguintes cenários:

Utilizando-se de pneus normais ou assimétricos:

Tração traseira: os pneus traseiros devem ser colocados para frente em linha reta, enquanto os pneus dianteiros devem ser colocados para trás em forma de X - de forma que fique do lado oposto ao que estava anteriormente.

Tração dianteira: os pneus dianteiros devem ser colocados para trás em linha reta, enquanto os pneus traseiros devem ser colocados para frente em forma de X - de forma que fique do lado oposto ao que estava anteriormente.

Utilizando-se de pneus unidirecional:

Para todos os tipos de tração ou sem tração: os pneus devem ser trocados apenas de posição em linha reta, sem alterar o lado

Para veículos com quatro pneus mais o estepe, o processo é o mesmo, porém deve-se levar em consideração que há o estepe trocando de posição com o pneu traseiro esquerdo em todos os cenários citados.

Para veículos com tração 4x4 os pneus devem ser trocados em forma de X, tanto os traseiros quanto os dianteiros.

E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos!

Texto: Thiago Revoredo | AquiPneus
Imagens: Aline Costa | AquiPneus

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