Brasil na F1: você sabe quantos brasileiros já correram na principal categoria do automobilismo mundial?

Desde a saída do piloto Felipe Massa da Fórmula 1, não tivemos nomes brasileiros pilotando como titular na principal categoria do automobilismo mundial. É verdade que Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão de F1 Emerson Fittipaldi, correu pela Haas, na qual é piloto reserva desde 2019, nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi em 2020. Na época, substituiu o titular Romain Grosjean, que se recuperava de um grave acidente sofrido no Bahrein.

Atualmente o brasileiro Pietro Fittipaldi segue como piloto reserva da Haas. Além dele, temos bons nomes que estão surgindo como promessa e tem tudo para representar muito bem o Brasil na F1 pelos próximos anos. Enzo Fittipaldi, irmão do Pietro, também neto de Emerson Fittipaldi e sobrinho-neto do saudoso Wilson Fittipaldi Júnior, corre na F2 - categoria de acesso para a F1. Outra grande promessa é o atual piloto reserva da Aston Martin, Felipe Drugovich, que foi campeão da F2 em 2022.

Há também outras grandes promessas, como o jovem Gabriel Bortoleto, também piloto da F2.

Apesar de não serem oficialmente pilotos da principal categoria do automobilismo mundial, representam o Brasil brilhantemente. Mas falando em pilotos brasileiros, você sabe ao todo quantos brasileiros já correram pela F1? E quantos títulos o Brasil já conquistou? E quantas vitórias?

Então se liga só!

Primeiro piloto brasileiro na história da F1

Tudo começou no ano de 1951, quando o brasileiro Chico Landi estreou na F1 e teve a missão de representar o país na categoria. Ao todo foram quatro temporadas como piloto, tendo um quarto lugar como melhor resultado.

Primeiro piloto brasileiro campeão na história da F1

Após Chico Landi, o Brasil voltou a ter representantes na F1 e dessa vez com pilotos que fizeram história. Em 1970 surge Emerson Fittipaldi, um jovem que posteriormente se tornaria o primeiro brasileiro campeão da categoria. Não satisfeito, tornou-se bicampeão. A sua estreia foi no GP da Grã-Bretanha e o início já foi promissor, porém só em 1972 o brasileiro foi campeão, repetindo o feito em 1974.

Pilotos brasileiros na F1

Ao todo, 32 pilotos brasileiros já tiveram a oportunidade de correr na F1, sendo o mais recente o Pietro Fittipaldi. Se for levar em consideração um piloto titular por toda a temporada, o último foi Felipe Massa em 2017.

Desses 32 pilotos, três deles conquistaram o título mundial ao final da temporada: Emerson Fittipaldi; Nelson Piquet e Ayrton Senna. Outros dois garantiram um vice-campeonato: Rubens Barrichello e Felipe Massa.

Além disso, durante toda a história da Fórmula 1, o Brasil esteve representado no pódio por 101 vezes

Alguns anos após Emerson Fittipaldi conquistar o bicampeonato, Nelson Piquet tornou-se o primeiro brasileiro tricampeão mundial. Estreante da F1 em 1978, ele conquistou seus títulos em 1981, 1983 e 1987.

Outro brasileiro, este considerado por muitos o maior de todos os tempos, Ayrton Senna também conquistou um tricampeonato - 1988, 1990 e 1991, sendo o último brasileiro campeão de uma temporada da F1.

Todos os brasileiros que já correram na F1

1º) Chico Landi
2º) Gino Bianco         
3º) Nano da Silva Ramos     
4º) Fritz d'Orey
5º) Emerson Fittipaldi
6º) Wilson Fittipaldi
7º) José Carlos Pace
8º) Luiz Pereira Bueno
9º) Ingo Hoffmann
10º) Alex Dias Ribeiro           
11º) Nelson Piquet
12º) Chico Serra
13º) Raul Boesel
14º) Roberto Pupo Moreno
15º) Ayrton Senna
16º) Maurício Gugelmin
17º) Christian Fittipaldi
18º) Rubens Barrichello
19º) Pedro Paulo Diniz
20º) Ricardo Rosset
21º) Tarso Marques
22º) Ricardo Zonta
23º) Luciano Burti
24º) Enrique Bernoldi
25º) Felipe Massa
26º) Cristiano da Matta
27º) Antônio Pizzonia
28º) Nelson Piquet Jr.
29º) Bruno Senna
30º) Lucas Di Grassi
31º) Felipe Nasr
32º) Pietro Fittipaldi

E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos!