A calibragem do pneu é um procedimento muito importante para o veículo e para prolongar a vida útil dos pneus, além de ser um dos requisitos necessários para uma direção segura ao condutor e aos passageiros. Realizar este processo é bem simples, mas é preciso atenção em algumas informações relevantes. Importância da calibragem do pneu Primeiramente é preciso alertar sobre a importância da calibragem do pneu. Conforme o veículo é utilizado, naturalmente os pneus vão perdendo pressão e esvaziando - assim como os pneus de bicicleta, e precisam ser calibrados. Deixar de calibrar o pneu torna a direção mais perigosa e mais propícia a acidentes, já que ocorre a perda de aderência e estabilidade dos pneus, deterioração da parte interna do pneu, aumento do risco de aquaplanagem e o aumento da distância necessária para frear o veículo. Especialistas do setor automotivo recomendam que este procedimento seja realizado a cada 15 dias.

 

Pressão correta para o veículo Manter a pressão correta dos pneus é de extrema importância para uma direção segura. Não basta apenas calibrar o pneu, é necessário que esteja de acordo com as recomendações da marca do veículo para cada modelo. Para saber qual a pressão adequada, basta consultar o manual do proprietário do veículo, ou, se preferir, em alguns veículos a informação consta em um adesivo localizado na porta do motorista ou na tampa de combustível do veículo.

 

Para realizar a calibragem do pneu, basta ir até um posto de gasolina, selecionar qual a pressão desejada e retirar o pino localizado. Caso prefira, pode ser solicitado ao frentista e ele realizará o procedimento. Devo calibrar o estepe?

 

Sim, o estepe também deve ser calibrado. Não tem como prever quando o estepe do veículo será utilizado, já que ele entra em ação em casos de emergência, então é necessário que o estepe esteja sempre calibrado e pronto para uso. (hiperlink do texto sobre o estepe de emergência) Da mesma forma que os quatro pneus precisam ser calibrados a cada 15 dias, o estepe deve seguir a mesma linha, porém, especialistas recomendam que este seja calibrado com duas libras acima do recomendado pelo fabricante, já que ele fica armazenado, para estar em perfeitas condições quando for necessário utilizá-lo.

E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos! 

Importância da calibragem do pneu: Perigos de não realizar a calibragem correta: Perda de aderência e estabilidade dos pneus Deterioração da parte interna do pneu Aumento do risco de aquaplanagem Aumento da distância necessária para frear o veículo. Recomenda-se que este procedimento seja realizado a cada 15 dias.

 

Legenda para o Instagram: A calibragem do pneu é um procedimento muito importante para o veículo e para prolongar a vida útil dos pneus, além de ser um dos requisitos necessários para uma direção segura ao condutor e aos passageiros.

 

Realizar este processo é bem simples, mas é preciso atenção em algumas informações relevantes. Acesse o nosso blog e leia o texto completo!

 

#aquipneusoficial #superdica #calibragem #pneus