O impacto do xixi de cachorro nas rodas e pneus

Quando pensamos nos cuidados necessários com o veículo, muitas vezes esquecemos que até mesmo uma ação aparentemente inofensiva, como um cachorro fazendo xixi, pode ter consequências negativas. Pois é! O xixi do cachorro é prejudicial para as rodas e os pneus. Se você não sabia dessa informação, acompanhe aqui e veja quais os problemas e perigos causados nas rodas e pneus quando um cachorro urinar.

Embora o xixi do cachorro pareça inofensivo à primeira vista, ele contém substâncias prejudiciais para as rodas e pneus do seu veículo. A urina dos cães possui um PH muito ácido e, além de manchar o pneu, pode provocar corrosão e danos à roda, cubos e parafusos, que podem travar e quebrar. As borrachas presentes nessas partes e em outras, como na suspensão e conexões hidráulicas, também são afetadas.

Corrosão nas rodas

As rodas do veículo são frequentemente feitas de ligas metálicas que são sensíveis à aderência. Quando o xixi de um cachorro entra em contato com a superfície da roda, as substâncias corrosivas presentes na urina podem sofrer um processo de transmissão. A corrosão pode causar enfraquecimento da estrutura da roda, levando a rachaduras e até mesmo falhas completas, representando um sério risco para a segurança do veículo.

Desgaste e danos aos pneus

Como dito anteriormente, os pneus também sofrem com o xixi do cachorro. A urina contém ácido úrico, que pode causar danos na borracha dos pneus, rachaduras e desgaste acelerado. Além disso, os sais minerais presentes no xixi podem se acumular na superfície dos pneus, afetando a aderência e a capacidade de tração, especialmente em condições úmidas. Válvulas, buchas de suspensão e dutos do sistema de freios também podem ser afetados pelo xixi.

Riscos para a segurança

Agora que você já viu os impactos do xixi do cachorro no pneu e na roda, pôde perceber que a sua segurança e a dos passageiros fica comprometida. Se a roda e o pneu sofrerem danos devido à corrosão, existe um risco real de falha durante a condução, o que pode resultar em perda de controle e aderência. Ou seja, o risco de derrapagens, colisões e acidentes é maior.

Portanto, é de extrema importância que você realize lavagens periódicas no veículo, principalmente nas rodas e pneus. Nem sempre será possível pegar o cachorro no flagra durante o ato, então não hesite em lavar o veículo com frequência. Quanto mais tempo o xixi estiver presente no pneu ou na roda, maior será o desgaste e o prejuízo

E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos!