Por que a cor do veículo influencia no consumo do combustível?

Ao adquirir um carro novo, a escolha da cor do veículo pode ser definida apenas por uma questão meramente estética, porém o que você pode acabar não sabendo é que a escolha da cor tem influência e impacta no seu consumo de combustível. 

Não sabia dessa informação? Acompanhe o texto desta semana e descubra o por quê. 

A influência da cor do veículo no consumo de combustível está ligada a uma questão: absorção de calor.

Absorção de calor

Os veículos que são pintados de cores escuras, como o preto e azul escuro, vão absorver mais os raios solares quando expostos à luz solar direta. Ou seja, absorvem mais calor e isso ocasiona o aumento da temperatura interna do veículo. Devido a esse fato, por conta do calor interno, é necessário que o ar-condicionado do veículo fique ligado por mais tempo e, talvez, numa temperatura mais forte para que o veículo internamente fique agradável. Com o sistema de ar-condicionado trabalhando mais para manter essa temperatura confortável no interior do veículo, o consumo de combustível aumenta

Já os veículos de cores claras, como branco e prata, refletem mais a luz solar e por consequência o interior do carro se torna mais fresco, exigindo assim menos do ar-condicionado. Isso não quer dizer que por ser cor clara, não há necessidade de ligar o ar-condicionado, e sim que ele será menos exigido - estando ligado por menos tempo e em temperatura menos forte, já que o carro esquenta menos internamente em comparação a cores escuras.

Ou seja, quanto mais escura a cor, mais absorção dos raios solares. Quanto mais claro, mais os raios solares serão refletidos.

Um outro ponto também importante a se destacar é em relação ao impacto disso tudo no meio ambiente. Como assim? 

Como vimos, os carros de cores escuras necessitam mais do ar-condicionado para que a sua viagem seja agradável e refrescante. E aí quanto maior o uso do ar-condicionado, maior é o consumo de combustível e consequentemente há maior queima e maior volume de poluição emitido pelo veículo.

Comprovação prática

Em um estudo realizado pelo Bekerley Lab, laboratório localizado na Califórnia - EUA, dois Honda Civic do mesmo modelo, porém de cores diferentes, foram expostos ao sol pelo período de 1 hora. Um carro era na cor prata, e o outro na cor preta.

Ao final do experimento, foi constatado pelo laboratório que internamente o Civic prata ficou entre 5ºC e 6ºC menos quente que o interior do Civic preto. Além disso, o estudo pôde analisar que o veículo de cor clara reflete até 60% dos raios solares. Já o Civic preto reflete apenas 5% dos raios solares.

Portanto, de acordo com os estudos do Berkeley Lab, os carros de cores mais claras - nesse caso o Civic prata, teria o uso do ar-condicionado em 13% a menos que em relação ao carro de cor escura - Civic preto. Na ponta do lápis, o carro prata teria uma economia de até 2% no consumo de combustível, em comparação ao veículo de cor escura.

E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos!